Páginas

11.1.06

A primeira semana...

Uma semana passou desde a minha chegada á ilha Terceira...
O que dizer? É diferente de tudo o que alguma vez conheci... as sensações que me provoca, os pensamentos que me traz e sobretudo a excitação de descobrir uma cidade desde o inicio... sem ser com intuitos turísticos. Quando vivemos desde que nascemos na "nossa" cidade não nos damos conta do que conhecemos, do que temos, dos lugares comuns; agora, para mim, é totalmente diferente: eu estou a conhecer aquela que vai ser a "minha" cidade por algum tempo (mas que não vai substituir a "minha" Coimbra), a descobri-la aos poucos, com atenção, expectante com tudo o que "ela" me possa trazer e já com o sentido crítico e abertura de alguém que pode comparar o incomparável e alegrar-se com as diferenças!, boas ou más, que possam surgir...
Posso dizer que já conheço algumas "coisitas": sei onde fica o centro cultural de Angra, onde tenho acesso gratuito á net (e com excelentes condições!), ver "o" filme semanal, apreciar exposições; sei onde fica a biblioteca municipal, com serviço de empréstimo de livros (sim!, já tenho cartão); os correios; a caixa geral de depósitos; a Cáritas, onde o Filipe trabalha; o Modelo (é mais caro que aí...); algumas lojas (tive que comprar hoje um guarda-chuva e na semana passada umas botas pretas rasas - sim, isto é tudo a subir!); e uma pastelaria que está aberta de noite e com bolos fantásticos!
Além disto, as pessoas são muito simpáticas, e á falta de "gajas" para falar sobre nada, entretenho-me a falar com a senhora da sapataria, das finanças ou do cabeleireiro (já fiz cá uma vez manicure... a melhor que alguma vez me fizeram!, apesar de ser cara...).
Depois existe o gato, mais conhecido por senhor Pico, que é ao mesmo tempo um amor e uma peste! Ando toda arranhada! Mas é delicioso tê-lo a pedir mimos de manhã quando acordo...
No fundo acho que me posso habituar a viver aqui por algum tempo, apesar das saudades horriveis que sinto de todos os que adoro, de ter que andar a pé para todo o lado e principalmente não ter ainda nada em concreto para fazer (já me candidatei a montes de coisas cá, agora é só esperar e talvez começar a fazer algum voluntariado na Cáritas).
Finalmente, viver rodeada de mar é muito bom, o ar é puro, as paisagens lindas e é bom acordar e poder espreitar para as vaquitas no terreno da frente...
Enfim... Espero visitas de todos a esta cidade pequena, mas acolhedora, para verem com os próprios olhos...

3 comentários:

Vasco Coelho disse...

Saudadinhas que tenho de ti mana!!!!!Qualquer coisa liga...ou então eu ligo...eheheh...Beijão! :D

Anónimo disse...

Ói filhota,gostei muito do que escreveste em relação ás 1ªas impressões da tua nova cidade. A tua avó São tb a leu e ficou comovida. Temos todos muitas saudades tuas. Um grande beijo.

Anónimo disse...

Olá Célia, gostei muito do k tens escrito no teu BLOG, continua. Espero k esteja tudo a correr bem! Desejo-te boa sorte por essas terras Açorianas. Comprimentos ao Filipe. Beijinhos e ate qq dia.